© 2018 Todos os direitos reservados. Criação: Estúdio Nave

  • White Instagram Icon

Siga a gente:

Avaliação eletrônica de dispositivos cardíacos implantáveis

O que é? 

Os dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis - DCEI (marcapassos, desfibriladores e ressincronizadores) necessitam de uma avaliação periódica conforme diretriz de avaliação de DCEI da SBC, devendo esta ser realizado por um profissional habilitado.

 

Como é realizado? 

A avaliação eletrônica do DCEI deve objetivar a análise do estado da bateria do gerador, analisar os limiares de estimulação e sensibilidade, e as impedâncias dos eletrodos. Deve incluir ainda a recuperação e a análise de eventos armazenados, assim como a análise das terapias aplicadas. A programação do DCEI envolve: a escolha do modo de estimulação, a determinação da energia de saída calculada com base no limiar de estimulação e na maturação da interface cabo-eletrodo, a margem de sensibilidade, baseada na medida de sinais intracavitários e possíveis interferências eletromagnéticas (miopotenciais ou outras causas), a determinação de intervalos básicos, e a ativação de funções conforme necessidades específicas.

 

Precisa de algum preparo para o exame?

Não. A avaliação pode ser realizada a qualquer momento necessitando apenas de programador específico para sua realização.