© 2018 Todos os direitos reservados. Criação: Estúdio Nave

  • White Instagram Icon

Siga a gente:

Mapa

O que é? 

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que mede a pressão arterial a cada 15/30 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono. Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas. Além disso, possibilita a avaliação da terapêutica anti-hipertensiva instituída previamente.

 

Como é realizado? 

O equipamento é composto por um monitor pequeno, colocado na cintura e que conectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira colocada no braço não dominante, exceto se houver alguma contraindicação. A cada 15/30 minutos o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida. O exame deve ser realizado em um dia representativo da sua atividade diária. Assim, é fundamental manter as atividades rotineiras. Será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades e sintomas” onde devem ser anotados os horários das atividades realizadas durante a gravação com horário de início e fim, assim como o registro de sintomas, caso ocorram, com o horário em que aconteceram.

 

Precisa de algum preparo para o exame?

O paciente deverá tomar banho antes de iniciar o exame pois não é recomendada a retirada do aparelho durante a gravação. Deverá  trazer um cinto de sua preferência para colocação do monitor na cintura, a lista de medicamentos em uso com dose e horários preconizados e duas pilhas tamanho AA para o aparelho.