© 2018 Todos os direitos reservados. Criação: Estúdio Nave

  • White Instagram Icon

Siga a gente:

Looper Recorder (Monitor de Eventos)

O que é? 

O Looper Externo ou monitor de eventos é um exame que tem por objetivo aumentar a precisão diagnóstica de sintomas (palpitações, tonturas ou desmaios) pouco frequentes (semanal, mensal ou até anual) quando tais sintomas não puderam ser identificados por outros métodos de registro do eletrocardiograma como o Holter 24 horas e/ou o Eletrocardiograma.

 

Como é realizado? 

Realiza-se a limpeza da pele em três pontos específicos do tórax com gaze embebida em álcool. Três eletrodos de contato são aderidos ao tórax do paciente e conectados ao monitor por meio de cabos e este é colocado na cintura  ou no tórax do paciente. Será entregue um kit com 21 eletrodos para troca diária após o banho e uma bateria extra que deverá ser carregada e trocada todos os dias. O paciente é orientado a permanecer com o monitor o maior tempo possível, retirando apenas para o banho. Será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades e sintomas”. Na presença de sintomas (principalmente aqueles que estiverem sendo investigados como palpitações, tontura, desmaio, dor no peito, cansaço, etc) o paciente deverá acionar o botão de eventos localizado no monitor, anotar no diário o horário, a atividade que estava fazendo e o que sentiu naquele momento. A partir do acionamento do botão, o monitor passa a gravar segundos antes e segundos após o evento de acordo com a programação feita pela clínica. Caso não haja acionamento do botão, o monitor gravará traçados eletrocardiográficos esporádicos de acordo com a programação. É de extrema importância que o paciente compreenda que é necessário o acionamento do botão de eventos para que seja realizada uma gravação. A não informação do sintoma no diário, invalida a análise do eletrocardiograma gravado, visto que este método é para correlação de sintomas com alterações eletrocardiográficas.  Os traçados são transmitidos via sistema GSM – sinal de celular – a um provedor que disponibilizará todos os trechos do eletrocardiograma coletados em uma página da internet, acessível por programa específico, login e senha. Após o término da monitorização o médico responsável irá analisar todos os traçados e sua correspondência com o diário de atividades e sintomas e irá gerar um laudo.

 

 

Precisa de algum preparo para o exame?

O paciente deverá tomar banho antes de iniciar o exame e não deve usar cremes e/ou óleos na pele no período de monitorização. Para homens é recomendada a tricotomia (retirada por meio de lâmina, aparelho elétrico ou depilação) dos pêlos da região do tórax para melhor fixação dos eletrodos.