© 2018 Todos os direitos reservados. Criação: Estúdio Nave

  • White Instagram Icon

Siga a gente:

Tilt Test

O que é?

O Tilt Test ou teste de inclinação é um exame complementar específico utilizado para identificar o mecanismo da pré-síncope e/ou síncope (tontura e/ou desmaio).

Como é realizado?

O exame avalia o comportamento do ritmo cardíaco e da pressão arterial em resposta a variações da postura corporal. É realizado em uma sala onde o paciente é deitado em uma maca com apoio para os pés e instalada a monitorização da frequência cardíaca  e da pressão arterial. O paciente permanece por 10 minutos na posição deitada e após a maca é inclinada num ângulo de 70 graus, onde ficará em pé, podendo este período de inclinação durar até 40 minutos. No entanto, caso haja qualquer sintoma com alteração dos parâmetros hemodinâmicos e/ou eletrocardiográficos, o exame é interrompido.  Além disso, poderão ser realizados  testes adicionais durante o exame como a massagem dos seios carotídeos no pescoço e a administração de um vasodilatador sublingual para sensibilização do paciente. Essa fase poderá ou não ser realizada, dependendo do que for observado na fase anterior. Em nosso protocolo, a medicação utilizada é o dinitrato de isossorbida, na dose de 1,25 mg, em pastilhas  por via sublingual.

 

Precisa de algum preparo para o exame?

No dia do exame o paciente deverá comparecer no horário agendado acompanhado por um adulto maior de 21 anos, vir usando roupa de ginástica ou confortável, preferencialmente vir usando tênis e blusa sem manga ou de manga curta. É obrigatório o jejum de 6 horas inclusive de água. Deverá preencher e assinar o termo de consentimento livre e esclarecido, documento este que contém informações referentes ao exame.